Presente na bagagem cultural de diferentes
civilizações no decorrer dos séculos, a Luta já foi reconhecida como rito,
prática religiosa, preparação para a guerra, jogo, exercício físicos, entre
outros diversos significados que já lhe foram atribuídos. As Lutas trazem para
o mundo da educação física parcelas de tradição, religião, cultura, filosofia, rituais,
disciplina, além de aspectos relacionados ao corpo, movimentos, passíveis de
serem transmitidos.
Com uma gama infinita de movimentos, técnicas
e características, tenta classificar as lutas como:,
objetivos
de um combate, tipo de contato entre oponentes, suas ações motoras, distância
entre oponentes, tipo de meta no enfrentamento. Classificar os
Esportes de Luta gera organização de elementos ou categorias de acordo com um determinado
critério, que permite estabelecer uma diferenciação entre. O que facilita o
ensino e o que se ensinar.
““As Lutas podem ser categorizadas em
“Esportes de Luta com agarre”, “Esportes de Luta com golpes” e” Esportes de
Luta com programo”. “O agarre seria uma ação básica que representa os objetivos
comuns entre as modalidades, tais como a derrubada as projeções e o controle no
solo lutatória”: finalizar o combate ao projetar o oponente ao solo ou continuar
a luta no solo após a projeção. “Esportes de Luta com golpes” é subdividida de
acordo com o tipo de golpe: apenas com os punhos; apenas com as pernas, ou mãos
e pernas conjuntamente Esportes de Luta com programo, na qual o objetivo é
tocar o adversário com um implemento, como a espada, por exemplo (ESPARTERO,
1999).
Pensando num contexto esportivo que visa
ao treinamento para competições, tal proposta apresenta uma riqueza de detalhes
que tendem a influenciar diretamente no desenvolvimento das modalidades. Saber
se existe a imposição do agarre pode determinar a
tática/técnica que um atleta vai utilizar,
assim como o treino de uma modalidade que utiliza apenas punhos será diferente
do de outra modalidade que permite o uso somente das pernas.Já num contexto de
cunho educacional a luta tem como objetivo proporcionar aos alunos a vivência e
o conhecimento do fenômeno e suas manifestações.
Os princípios condicionais das lutas são: Contato proposital,Fusão
ataque/defesa,imprevisibilidade,oponentes/alvos e regras. Sendo quaisquer que
sejam as modalidades esse princípios que caracterizam uma atividade com luta, pois
são capazes de delinear o conhecimento e diferenciá-lo dos demais.
Já nos esportes coletivos, enquanto um
time ataca, o outro obrigatoriamente está defendendo. Por mais que as equipes
se organizem ofensivamente enquanto estão sem a posse da bola (defesa) ou
defensivamente enquanto estão atacando, nunca as duas equipes finalizarão simultaneamente
no alvo adversário, pois a finalização é dependente da posse de bola ou do
implemento de jogo, já na luta devido a interdependência esse ataque/defesa
pode ocorrer simultaneamente .
O fenômeno Luta abrange uma série de modalidades institucionalizadas que
passaram pelo processo de criação de técnicas baseadas nas regras de cada uma,
isso foi aprendido pelos praticantes
As lutas podem ser classificadas dessa
forma: curta distância, (os participantes
se encontram em contato direto um com o outro) distância média (que permite a aproximação
em situações de ataque entre os oponentes, longa distância(definida
pela presença de um implemento, deve haver uma distância maior entre os
oponentes.
Autores: Gomes; Mariana Simões Pimentel
Morato;Marcio Pereira
Duarte;Edison
Almeida ;José Julio Gavião
Porto Alegre, v. 16, n. 02, p. 207-227, abril/junho de 2010.
Porto Alegre, v. 16, n. 02, p. 207-227, abril/junho de 2010.
Muito Bom!
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