segunda-feira, 5 de março de 2012

Lutas,Artes Marciais e Esportes de combate: Possibilidades,Experiências e Abordagens no currículo da educação Física.

                    
      A luta/artes marciais é uma da mais antigas manifestações da cultura humana, e que em cada região do mundo ela contem diferentes formas de se praticá-la e que esta atividade sempre esteve presente nas diferentes culturas,civilizações e sociedades, pelo fato de guerrear ,prática esportiva ou então auto defesa . E que também fatores motivacionais como : Violência, ritos tribais,e manifestações,levaram a difundir essa atividade por todo o mundo
     Com o passar do tempo ,desde a sua  origem a humanidade foi se aprimorando na arte de lutar, criando armas , vestimentas e regrando essa práticas de tal maneiras que começaram a pensar diversas estratégicas quando o assunto é lutar. Dessa forma as lutas/artes marciais começaram as serem ingeridas nas escolas de educação física como disciplinas nas grades curriculares do curso.
     Porém sabe-se que  um futuro profissional do curso de educação física tendo somente o embasamento nas aulas do curso que na maioria das vezes duram 1 ou 2 semestres,sendo que cada um dura por volta de 4 meses, não  está apto por não ter a exata noção pra qual especificidade da luta que ele poderá ensinar ,pois para ser ter total noção e  técnicas a serem aplicadas  leva-se  de 8 a 10 anos para se aprender a luta a tal ponto de ensina- La.
     Discussões de vários autores e profissionais da área,sobre a inserção ou não nas aulas de educação física escolar, pois a lutas/ artes marciais também retratam manifestações culturais  e expressão corporal .O que leva o individuo a ter uma riqueza motora bem mais ampla. Até por que as lutas /artes marciais não serão inseridas sozinhas , tendo com companheiras: as musicas, danças e gestos.
      Ou seja as lutas/ artes marciais devem ser inseridas nas aulas de educação física, como recurso de memória motora para outras atividades , fazendo com que as vivencie tenha não somente uma atividade diversificada, mais também um conhecimento mais amplo do seu corpo e do corpo do outro,além de se aprender alguns princípios como respeito ao outro individuo e além de ser uma forma diferente de sociabilizarão.

     Autores: Del’Vecchio;Fabricio Boscolo  e Franchini;Emerson 
Formação Profissional em Educação Física: Estudos e Pesquisas

Nenhum comentário:

Postar um comentário