segunda-feira, 5 de março de 2012

Ensino das lutas: dos princípios condicionais aos grupos situacionais


    Presente na bagagem cultural de diferentes civilizações no decorrer dos séculos, a Luta já foi reconhecida como rito, prática religiosa, preparação para a guerra, jogo, exercício físicos, entre outros diversos significados que já lhe foram atribuídos. As Lutas trazem para o mundo da educação física parcelas de tradição, religião, cultura, filosofia, rituais, disciplina, além de aspectos relacionados ao corpo, movimentos, passíveis de serem transmitidos.
     Com uma gama infinita de movimentos, técnicas e características, tenta classificar as lutas como:, objetivos de um combate, tipo de contato entre oponentes, suas ações motoras, distância entre oponentes, tipo de meta no enfrentamento. Classificar os Esportes de Luta gera organização de elementos ou categorias de acordo com um determinado critério, que permite estabelecer uma diferenciação entre. O que facilita o ensino e o que se ensinar.    
     ““As Lutas podem ser categorizadas em “Esportes de Luta com agarre”, “Esportes de Luta com golpes” e” Esportes de Luta com programo”. “O agarre seria uma ação básica que representa os objetivos comuns entre as modalidades, tais como a derrubada as projeções e o controle no solo lutatória”: finalizar o combate ao projetar o oponente ao solo ou continuar a luta no solo após a projeção. “Esportes de Luta com golpes” é subdividida de acordo com o tipo de golpe: apenas com os punhos; apenas com as pernas, ou mãos e pernas conjuntamente Esportes de Luta com programo, na qual o objetivo é tocar o adversário com um implemento, como a espada, por exemplo (ESPARTERO, 1999).
     Pensando num contexto esportivo que visa ao treinamento para competições, tal proposta apresenta uma riqueza de detalhes que tendem a influenciar diretamente no desenvolvimento das modalidades. Saber se existe a imposição do agarre pode determinar a  tática/técnica que um atleta vai utilizar, assim como o treino de uma modalidade que utiliza apenas punhos será diferente do de outra modalidade que permite o uso somente das pernas.Já num contexto de cunho educacional a luta tem como objetivo proporcionar aos alunos a vivência e o conhecimento do fenômeno e suas manifestações.
      Os princípios condicionais das lutas são: Contato proposital,Fusão ataque/defesa,imprevisibilidade,oponentes/alvos e regras. Sendo quaisquer que sejam as modalidades esse princípios que caracterizam uma atividade com luta, pois são capazes de delinear o conhecimento e diferenciá-lo dos demais.
     Já nos esportes coletivos, enquanto um time ataca, o outro obrigatoriamente está defendendo. Por mais que as equipes se organizem ofensivamente enquanto estão sem a posse da bola (defesa) ou defensivamente enquanto estão atacando, nunca as duas equipes finalizarão simultaneamente no alvo adversário, pois a finalização é dependente da posse de bola ou do implemento de jogo, já na luta devido a interdependência esse ataque/defesa pode ocorrer simultaneamente .
      O fenômeno Luta abrange uma série de modalidades institucionalizadas que passaram pelo processo de criação de técnicas baseadas nas regras de cada uma, isso foi aprendido pelos praticantes
     As lutas podem ser classificadas dessa forma: curta distância, (os participantes se encontram em contato direto um com o outro) distância média (que permite a aproximação em situações de ataque entre os oponentes, longa distância(definida pela presença de um implemento, deve haver uma distância maior entre os oponentes.

Autores: Gomes; Mariana Simões Pimentel
Morato;Marcio Pereira
Duarte;Edison
Almeida ;José Julio Gavião  
Porto Alegre, v. 16, n. 02, p. 207-227, abril/junho de 2010.

Um comentário: