segunda-feira, 12 de março de 2012


Aula do dia 06/03/2012 – Jogos de Oposição

Os Jogos de Oposição têm como identidade as mesmas características dos esportes de combate praticados desde o início das civilizações (OLIVEIRA e DOS SANTOS, 2006). Alguns desses Jogos continuaram ao longo do tempo sendo utilizados de forma simples e com características da cultura local, já outros adquiriram uma forma institucionalizada tornando-se esportes e Lutas das quais hoje conhecemos.
            Os Jogos de Oposição tem como característica o ato de confrontação que acontece entre duplas, trios ou até mesmo em grupos. Seus objetivos são vencer o adversário, impor-se fisicamente ao outro, respeito às regras e acima de tudo assegurar a segurança do colega durante as atividades.
            Durante a vivência dos jogos a criança estará sendo estimulada a trabalhar os aspectos cognitivo, sócio-afetivo e motor. Desta forma a atividade visa contribuir para o desenvolvimento integral do aluno.

Classificação:
1- Rapidez e atenção:
2- Desequilíbrio
3- Reter/Imobilizar 
4- Conquista de objeto
5- Conquista de território
6 - Combate


Classificação motora de ataque:
Agarrar

Reter

Desequilibrar

Imobilizar

Classificação motora de defesa:
Esquivar – se

Resistir

Livrar – se

1 Jogos de Rapidez e atenção:  Exigem do aluno agilidade, mudança de direção.

1.1 Jogo da Aranha: Um aluno deve ficar sob 4 apoios: (mãos e pés) dentro do limite do tatame tentar pegar seus colega. O colega que for pego vira ‘’aranha’’ e passa a ajudar a pegar os outros colegas. A brincadeira se encerra assim que todos forem pegos.

Ações motoras trabalhadas:
- Ataque:  Reter
- Defesa: Esquivar-se

1.2 Jogo do Saci: Um aluno fica sob o apoio de uma perna tentando pegar os colegas. Quem for pega vira ‘’saci’’ e passa a ajudar a pegar os outros colegas.  A brincadeira se encerra assim que todos forem pegos.

Ações motoras trabalhadas:
- Ataque: Reter
- Defesa: Esquivar-se

1.3 Pega colete: Cada aluno receberá um colete que deverá ser guardado consigo de maneira visível aos outros colegas. Ao sinal do professor a brincadeira se inicia e os alunos terão que tentar pegar o colete de seus colegas sem deixar que peguem o seu. A brincadeira se encerra ao comando do professor, ganha quem tiver possuir maior número de coletes.

Ações motoras trabalhadas:
- Ataque: Agarrar, Reter, Desequilibrar.
- Defesa: Esquivar-se, Resistir.


Jogos de Desequilibrar: Exigem do aluno equilíbrio, atenção, força.

2.1 Jogo mão com mão:  Atividade em duplas. Numa área demarcada pelo professor a dupla deve deixar um pé à frente, este que não poderá ser retirado de tal área. O aluno deve tentar retirar o pé de apoio do colega da área demarcada.


Ações motoras trabalhadas:
- Ataque: Agarrar, Reter,Desequilibrar
- Defesa: Esquivar-se, Resistir, Livrar-se

2.2 Jogo Agarre – Cintura: Atividade em duplas. Numa área demarcada pelo professor a dupla deve deixar um pé à frente, este que não poderá ser retirado de tal área. O aluno deve tentar retirar o pé de apoio do colega da área demarcada, dessa vez agarrando o colega adversário pela CINTURA.


Ações motoras trabalhadas:
- Ataque: Agarrar, Reter,Desequilibrar
- Defesa: Esquivar-se, Resistir, Livrar-se

2.3 Jogo do Sumo:

2.4. Jogo Briga de Galo:  Em duplas, agachado, sob o apoio dos pés, tentar desequilibrar o colega fazendo com que encoste as costas no chão.

Ações motoras trabalhadas:
- Ataque: Agarrar, Reter,Desequilibrar
- Defesa: Esquivar-se, Resistir, Livrar-se

2.5 – Jogo pé com pé: Em duplas os alunos deverão ficar em um ângulo próximo dos 45° na posição sentada. Com as mãos apoiadas no chão deverão empurrar seu colega adversário somente com o uso dos pés. Depois o mesmo exercício é feito só que com as mãos apoiadas no abdome.

Os jogos a seguir não são considerados Jogos da Oposição

JokenPô:  Em duplas, os alunos ficarão em pé, com os dedões dos pés sendo que um fique à frente do outro (calcanhar encostado no dedão do outro pé). Entre os jogadores os pés que estão a frente devem ficar juntos um do outro.Após disputarem o jokenpô (pedra papel ou tesoura) o vencedor colocará seu pé que esta à frente para trás e o perdedor irá avançar seu pé que esta à frente para frente encostando no pé de seu colega. A brincadeira se encerra até que um dos participantes não consiga encostar-se ao pé de seu adversário e/ou perca o equilíbrio e caia.
- A ênfase deste jogo é trabalhar flexibilidade e equilíbrio.

Abdominal (isometria) – a atividade consiste em que os alunos fique sentados, com as pernas levantadas ficando numa posição próximo dos 45°. Ficar na posição até que não consiga mais manter-se.


Referência: site: efdeportes.com/efd141/metodologia-de-ensino-dos-esportes-de-combate 
Autor: Olivier, Jean-Claude – Das brigas aos jogos com regras (página 18)


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