sábado, 31 de março de 2012

Aula prática do dia 28/03/2012

Aquecimento: Formar duplas e agarrar o colega pela manga e/ou gola. Caminhar pelo tatame e ao comando do professor executar os movimentos; correr, sentar, deitar, barriga para baixo.

Pegada Lateral - Em duplas, ainda agarrado ao colega, rolar para frente e para trás. Depois o exercício foi realizado ainda em duplas, mas um dos colegas de frente e outro de costas, assim na hora da execução do rolamento um faz o rolamento para frente e o outro para trás.

Após o alongamento foram relaizadas técnicas de quedas, tal como:

Ushiro Ukeme (Queda de costas): Foram feitos processos pedagógicos para a aprendizagem do rolamento, iniciando-se com os alunos sentados com as pernas cruzadas, devendo bater uma palma e em seguida bater as mãos no chão e posicionar o queixo no peito. Após essa execução deitar no tatame.
A sequência se repete, mas dessa vez ao deitar no tatame o aluno deve levantar o quadril. Após a execução a mesma sequência é realizada e os alunos devem ao jogar o quadril, elevar as pernas sobre o ombro (direito ou esquerdo). 

A 2ª parte do processo pedagógico era fazer o rolamento partindo da posição sentada, cócoras e em pé.

Deslocamento (Valsa) : Em duplas, os alunos devem segurar na gola e na manga de seu companheiro e se deslocar ao movimento de um dos alunos da dupla (para frente, para trás, para o lado) o outro integrante da dupla deve seguir arrastando os pé, sem soltar a pegada e sem tirar o pé no chão.
* Durante o deslocamento, ao levantar o pé para se movimentar, as chances de tomar uma queda é maior, por isso os pés devem ficar firmes e deslocamento sempre feito ao arraste dos pés.


Jogar o adversário: Em duplas, com cuidado os alunos, devem ''colocar'' o colega de costas no chão, simulando a queda; esta que é feita colocando o queixo no peito, para evitar lesão, e o braço deve estar estendido com a palma da mão virada para baixo.
 

Osotogari (Arremesso): A técnica é realizada em duplas, o aluno deve aproximar sua perna, que esta do lado de fora da base, na linha da base do adversário, com a perna de dentro deve encaixá -la na parte posterior da perna do colega adversário.
A sequência se repete, mas os colegas  dessa vez devem fazer o movimento final jogando o quadril, para facilitar a queda do adversário.
Após o exercício as duplas lutaram tentando enconstar as costas do adversário no chão.




Monqueza Gatame (imobilização) - Em duplas um dos alunos deve ficar em decúbito dorsal, com os braços estendidos. O outro colega da dupla, por cima, deve colocar o braço (atrás do pescoço do colega) e prender o outro braço na axila. 
Durante o exercício foram ensinadas técnicas para ''sair'' da imobilização, tal como a falha de quem está por cima,  que deixa a cabeça levantada.








 


Nenhum comentário:

Postar um comentário