ORIGEM DO KARATE
O precursor do Karate foi Bodhi-Dharma, o mesmo que fundou o zen-budismo
da Índia. Muito conhecido no Oriente, foi convidado pelo imperador chinês da época
(520 a.C) para levar seus conhecimentos à China. Mas foi no Japão, mais
precisamente na ilha de Okinawa, que o Karate foi definitivamente sistematizado
como a luta das mãos livres, ou melhor, sem armas.
A história conta que no início do século XV, o Rei Hasshi, da dinastia
Sho, conseguiu reunir todas as ilhas do arquipélago Ryu Kyu (cuja maior ilha
era Okinawa) numa só nação. A fim de desencorajar qualquer golpe armado de
grupos rivais, ordenou que todas as armas fossem confiscadas, tornando sua
posse crime contra o Estado.
Mais tarde, em 1609, Okinawa foi invadida pelo Senhor de Shimazu,
convertendo-a em seu feudo e novamente as armas foram banidas, fazendo com que
o povo retornasse com ardor ao aprendizado das técnicas de lutas sem armas. Foi
nesta fase que houve uma renovação das formas de combate e surgiu então o
OKINAWA-TE. Os treinamentos eram secretos e os alunos treinavam firmemente e,
como as armas eram proibidas, procurava-se fazer com que as mãos e os pés
fossem armas tão perigosas quanto as convencionais. Desta forma, aprimorou-se a
técnica e começou-se a fazer uso de joelhos e cotovelos, além de aumentar cada
vez mais a velocidade.
Histórico do Karate
Karate foi originado na Índia ou na China, há aproximadamente doze
séculos. A medida em que a arte foi sendo desenvolvida, estudada, cultivada e
transmitida através das gerações, mudanças e contribuições foram somadas para a
formação de diversos estilos de karate em evidência atualmente.
Há milênios já existiam formas de lutas sem armas, e na época dos
samurais no Japão, não existia o conceito de esporte. os guerreiros praticavam
artes marciais também como forma de exercícios físicos, através dos quais
educavam a disciplina, a moral, o civismo e impunham a paz e a moral à sua
Nação.
O grande responsável pelo desenvolvimento do karate, foi o mestre Gichin
Funakoshi, que introduziu o karate como esporte no Japão e foi convidado pelo
ministério da educação japonês, para dar aulas de karate nas escolas e
universidades do país. O mestre Funakoshi pretendeu com seu método que visava a
educação física como forma de defesa pessoal, aliada à filosofia dos samurais,
mas com base científica, ajudar os estudantes em sua formação como homens e
cidadãos úteis a sociedade, tudo isso, sem perder o verdadeiro espírito marcial
da luta.
O karate foi considerado "arte divina" pela sua grande
eficiência no combate real. Um dos fatos mais importantes para o
desenvolvimento do karate, foi o surgimento do "karate-competição"
como esporte. Nos anos 30 e 40, o karate começou a se espalhar pelo mundo.
Aqueles poucos indivíduos, que realmente alcançaram uma alta condição na
arte do karate, exibem capacidades que parecem estar próximas dos limites do
potencial humano. O praticante de karate, uma pessoa altamente treinada nos
aspectos físico-mentais, quando se confronta com o atacante, apresenta um
comportamento diferenciado e da provas de sentimentos completamente incomuns a
alguém tão ameaçado. Existe um ruptura de pensamento intelectual e de emoções
como raiva, medo e orgulho. Em lugar disso, ele não se sente como indivíduo
separado das coisas que o cercam, como um indivíduo em seu ambiente. Até mesmo
seu oponente é olhado como uma extensão de si próprio. É natural que tais
sentimentos subjetivos estejam abertos ao estudo científico.
INTRODUÇÃO FILOSÓFICA AO KARATE-
Estes são os lemas do lutador de
karate:
I- Esforçar-se para formação do caráter (Disciplina);
II-Criar o intuito de esforço (Determinação);
III-Respeitar acima de tudo (Respeito);
IV-Conter o espírito de agressão (Desapego);
V- Fidelidade para com o verdadeiro caminho da razão (Honra).
A palavra "karate" é derivada de uma expressão usada na
filosofia zen, que pode ser considerada como parte integrante da filosofia
oriental. A palavra "sora" que se pronuncia também como
"kara" ou "kuu", representa o universo. No pensamento zen,
a palavra contém o ato ou processo de libertação da pessoa ou seu ego,
conseguindo um estado de mente que não é afetado por nada, isto é, estado de
inexistência. Este "estado", significa o esforço para livrar a pessoa
de qualquer tipo de desejo e desenvolver um caráter respeitável. Portanto o
verdadeiro propósito do karate é treinar de tal forma que o praticante possa
viver de maneira agradável, saudável, honrado e digno, sem criar problemas, sem
temer ao forte ou poderoso, sem se humilhar ante o homem influente, e sem se
tornar cego pelas riquezas da terra (desapego). Esse equilíbrio existe através
do In e You, que em conjunto, formam o universo, numa combinação do positivo e
negativo. O significado atual do karate, se deve ao mestre Gichin Funakoshi,
que mudando o sentido original do nome, introduziu a palavra KARA com
significado de vazio, Céu, Universo. TE significa mão e DO caminho.
Literalmente karate significa o caminho das mãos vazias (Por isso se diz que o
lutador de karate usa o próprio corpo como armas para lutar) ou num sentido
mais filosófico, caminho que contém o universo.
No karate existe uma famosa expressão do mestre Funakoshi: "Karate
Ni Sente Nashi", que significa que primeiro a defesa é importante, depois
o ataque, sem perder o espírito ofensivo, esse provérbio explica claramente o
objetivo do karate que é conter o espírito de agressão. Dessa forma, nota-se a
atitude de respeito na prática do "Kata" (Luta imaginária), as quais
sempre se iniciam com técnicas de defesa.
Funakoshi com 20 ensinamentos:
01- O karate inicia-se e termina com saudações.
02- No karate não existem golpes de agressão.
03- O karate apóia o caminho da razão.
04- Conheça-se a si próprio antes de julgar os outros.
05- A principio lapidar o espírito, depois a técnica.
06- Evitar o descontrole do equilíbrio mental.
07- A falha surge com a acomodação mental e física.
08- O karate não se limita apenas ao Dojo.
09- A essência do karate se descobre no decorrer da vida.
10- Dará frutos quando associado a vida cotidiana.
11- O karate é igual água quente: se não recebe calor constantemente ela
esfria.
12- Não pense em vencer, mas não pense em derrota.
13- Mude sua posição conforme o tipo de adversário.
14- A luta depende do bom motivo da teoria In e You.
15- Imagina que seus membros são espadas.
16- Para o homem que sai do seu portão, existe milhões de adversários.
17- No princípio, seus movimentos são artificiais, mas com a evolução
tornam-se naturais.
18- A prática de fundamentos deve ser correta. Enquanto em uso torna-se
diferente.
19- Domínio do seu corpo na coordenação, na força, na velocidade e
elasticidade.
20- Estudar, criar e aperfeiçoar-se constantemente.
É comum que o principiante praticante de karate, notando seu rápido
desenvolvimento, seja tomado por uma onda de impetuosidade, sentindo a
necessidade de por em prática seus conhecimentos adquiridos. Esta idéia deve
ser detestada e sanada, para que não venha a afasta-lo do real objetivo do
karate, que é o de nobreza de espírito, domínio da agressividade, modéstia e
perseverança; "possuir suavidade no seu exterior tendo quando necessário,
coragem de enfrentar milhões de adversários, vibrar no seu interior". Esse
é o verdadeiro espírito do karate.
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