quarta-feira, 18 de abril de 2012


Prescrição de treinamento por intensidade e frequência cardíaca.
A intensidade da  da atividade pode ser considerada: leve caso a frequência cardíaca seja menor que 65%,moderada se entre 65 a 85%, e intenso maior que 85% da frequência cardíaca.portanto para se fazer o cálculo deverá ser usada a fórmula de Karn, para que se encontre a zona de treinamento ( fc intensidade % = % da atividade x ( fc máxima - fc de repouso ) + fc de repouso . ( Bompa,2002)

Treinamento de potência aeróbia e anaeróbia.

Pelo judô  ter características  de lutas interrmitentes e intervaladas, foram feitos estudos, pesquisa e um scalt  que determinou que a modalidade esportiva ,em seu treinamento de esforço e pausa, é elaborado de sforço e 30 de descanso ativo durante 5 minutos. Por exemplo: 15 segundos de exercício e 30 segundos de descanso ativo, repetindo isso 5 vezes. Porém nesse sitema de treinamento deve-se avaliar algumas caracteristicas como: se em uma competição um atleta para chegar a final , participa de 5 a 10 lutas  com duração de 5 minutos e quando  houver empate 6 minutos . de acordo com esses dados deve-se montar uma planilha de treinamento e deverá conter de 5 a 10 séries por dia  para cada atleta, onde o educador físico poderá determinar se o treino deverá ser aeróbico ou  anaeróbico, sendo que para ser aeróbico o intervalo entre as séries  será de 1 a 3 minutos, onde faz totalmente a ressíntese de ATP e anaeróbico com intervalo entre 5 a 10 minutos.

terça-feira, 3 de abril de 2012

Histórico do Judo


Histórico do Judô 

     
O judô é uma arte marcial esportiva. Foi criado no Japão, em 1882, pelo professor de Educação Física Jigoro Kano. Ao criar esta arte marcial, Kano tinha como objetivo criar uma técnica de defesa pessoal, além de desenvolver o físico, espírito e mente. Esta arte marcial chegou ao Brasil no ano de 1922, em pleno período da imigração japonesa. O judô teve uma grande aceitação no Japão, espalhando posteriormente para o mundo todo, pois possui a vantagem de unir técnicas do jiu-jitsu  (arte marcial japonesa)

          Luta e regras: As lutas de judô são praticadas num tatame de formato quadrado (de 14 a 16 metros  lado). Cada luta dura até 5 minutos. Vence quem conquistar o ippon primeiro. Se ao final da luta nenhum judoca conseguir o ippon, vence aquele que tiver mais vantagens.
Ippon:  é conquistado quando um judoca consegue derrubar o adversário, imobilizando-o, com as costas ou ombros no chão durante 30 segundos. Quando o ippon é concretizado o combate se encerra. 

Wazari: Outra forma de conquistar o ippon é através da obtenção de dois wazari, que valem meio ponto (vantagem). O wazari é um ippon que foi aplicado de forma incompleta, ou seja, o adversário cai sem ficar com os dois ombros no tatame.

Yuko: Quando o adversário vai ao solo de lado. Cada Yuko vale um terço de ponto.

Koka: menor pontuação do judô. Vale um quarto de ponto. Ocorre quando o adversário cai sentado. Quatro kokas não gera o final da luta, embora ele seja cumulativo.

          Proibições: No judô não são permitidos  golpes no rosto ou que possam provocar lesões no pescoço ou vértebras.São proibidos também os golpes no rosto do adversário.Quando estes golpes são praticados, o lutador é penalizado e, em caso de reincidência, pode ser desclassificado.

        
  Graduações (faixas): No Brasil, as graduações do judô são feitas através das cores das faixas, que são amarradas no quimono (espécie de roupão usado pelos judocas). São elas (de menor nível para o maior): branca, cinza, azul, amarela, laranja, verde, roxa, marrom, preta - 1º Dan, preta - 2º Dan, Preta - 3º Dan, preta - 4º Dan, preta - 5º Dan, Vermelha e Branca - 6º Dan, vermelha e Branca - 7º Dan, vermelha e Branca - 8º Dan, vermelha - 9º Dan, Vermelha 10º Dan.

 Judô: arte marcial de origem oriental.
Acesso em : 01 Abril 2012